ENTREVISTA: Lune Square
13 de mar. de 2010 | 11:52
Postado por Bira Lopes
O SOM CONTAGIANTE DO “QUADRADO LUNAR”
Lune Square prova que é possível fazer powerpop sem “tchutchurus”
Atualmente a Lune Square é composta por três integrantes: Tonny (vocais), Fish (guitarras) e Kuey (baixo). Isso mesmo, eles não tem baterista! Tony explica: “Nos nossos shows, um notebook é quem quebra esse galho pra gente, as baterias e os efeitos são gravados. No mais, é tudo feito na hora”, revela.
A banda com esta nova temática surgiu a pouco tempo, pois antes eles faziam um som mais puxado para o hardcore melódico com o nome de Shitdays. “Nasceu” em meados de Abril, deste ano e com fortes influências do antigo guitarrista, ainda na época da Shitdays. “Pra você ver, ainda usamos fralda!”, disse aos risos o vocalista da Lune Square, Tonny.
O vocalista falou que as mudanças do nome do grupo e do estilo de som, foram causadas porque mesmo na época da Shitdays, a proposta do conjunto era sempre de fazer loucuras divertidas em cima do palco (características das bandas powerpops). “Éramos inexperientes e isso nos proporcionava perder um pouco da timidez, até que fincou como sendo uma característica nossa”. Com a chegada do Thiago, até então novo guitarrista da Shitdays, a mudança do som da banda é notória (o que mais tarde seria, o pontapé responsável para a oficialização do início da Lune Square). Sobre a mudança do nome, a banda acha que Shitdays, tem um tom de agressividade e pessimismo, o que não representava a proposta alegre e divertida da banda. Isso, somado aos fatores externos, fizeram eles tomarem esta decisão. “Um novo projeto, um novo som, o mesmo sonho. Sempre demos valor à época da infância, queríamos pôr no novo nome algo que tivesse um quê nesse nipe. Para criança nada é impossível, nem mesmo uma lua ser quadrada, foi nisso que pensamos.”, disse Tonny.
Os garotos sentiram um pouco de dificuldade na passagem dos estilos. “Vimos o quanto tínhamos que aprofundar naquilo”, avisou Tonny. Começaram fazendo adaptações das músicas antigas para este novo estilo, até que eles começassem a fazer as novas músicas, já compostas com a nova cara. “Geralmente compomos juntos desde os primeiros traços de melodia até os efeitos finais. As letras variam muito, sempre que alguém está inspirado a gente procura alguma coisa pra anotar, até em ônibus já fizemos letra”, completou o vocalista.
Algumas curiosidades sobre os membros da Lune é que só o Kuey já tocou em outras bandas, e de estilo regional, nem sempre como baixista. Já nos estudos, o Tonny faz letras na Universidade de Pernambuco (UPE), os outros se dedicam exclusivamente a banda.
A repercussão das novas músicas do conjunto, lançadas recentemente, não poderia ser melhor. Segundo Tonny, só nas primeiras 24 horas a banda teve quase mil acessos em seu purevolume. “Acho que passamos muito tempo sem dar as caras, só não sabíamos que as pessoas que curtem o nosso som estavam com tanta ’sede’. Estamos muito felizes, sabíamos que as músicas estavam bem a cara da gente, mas não esperávamos que fosse ter essa repercussão tão positiva, no geral”, completou.
Em relação ao primeiro EP da banda, “Câmbio, desligo” deverá ser lançado no final do ano. “O nosso EP tem tudo pra ser um presente de natal! As músicas já estão praticamente escolhidas e terá uma faixa surpresa. Ao todo, serão cinco ou seis músicas”, revela Tony.
Encerrando a entrevista, Tonny ainda deu sua opinião sobre a cena underground de Pernambuco. “Numa vista ampla, a cena local merece e tem tudo que precisa pra dar certo, mas se a gente focar no nosso tema, poucas bandas undergrounds têm espaço. Infelizmente, a concentração se gira em torno do Sul/Sudeste e manter-se vivo é difícil. A cena ainda é fraca e o pequeno público é o grande responsável, os shows são cancelados devido, também, às incertezas. Por isso, o sonho de muitos músicos é ter sucesso fora do nosso estado. Espero que um dia Recife vire uma referência nesse quesito, até lá vamos trabalhar muito”, finaliza.
entrevista realizada por Ubirajara Lopes no antigo Jornal Underground
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
entrevista,
matérias
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.

Postar um comentário